MENU

Transporte escolar de Cáceres coloca alunos em risco, denuncia moradora

Moradora denuncia problemas mecânicos e estruturais em ônibus escolar de Cáceres. Alunos estão expostos a riscos de acidentes e atrasos. Prefeitura reconhece o problema e busca soluções.
Fonte: reprodução.
Problemas mecânicos e estruturais em ônibus geram transtornos e atrasos para estudantes da Vila Aparecida

Uma moradora do município de Cáceres (a 220 km de Cuiabá), identificada como Wagner Silva, denunciou ao VGN neste sábado (20/04) irregularidades no transporte escolar do município. Segundo a denúncia, os alunos da Escola Municipal Buriti e da Escola Estadual João Florentino Neto, que residem na Comunidade do Distrito Vila Aparecida, estão sendo expostos a riscos de acidentes ao serem transportados em um ônibus escolar que apresenta problemas mecânicos e estruturais.

Falta de manutenção coloca em risco a segurança dos alunos

Wagner relata que o ônibus escolar é enviado para conserto, mas retorna ainda com problemas. Somente nesta semana, o veículo teria estragado duas vezes, gerando transtornos e atrasos para os estudantes. “Eles arrumam, mas o ônibus estraga novamente na estrada”, afirma a moradora. “Esses dias saímos quase sete horas da escola, que tem que andar mais de 25 quilômetros para chegar em casa. As crianças chegaram 10 horas em casa por conta do ônibus que estragou. Se chover, o ônibus molha na parte de dentro. Esses dias viemos até sem embreagem da escola. Ligava o ônibus e ele já saia andando”, completa.

Imagens comprovam as condições precárias do veículo

As imagens enviadas pela moradora ao VGN através do WhatsApp (65-9 99575760) comprovam as condições precárias do transporte escolar. As fotos mostram cinto de segurança no chão, crianças dormindo no banco e outras já descendo para seguir viagem a pé em meio à escuridão.

Prefeitura de Cáceres reconhece o problema

O VGN entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Cáceres, que confirmou ter conhecimento dos problemas mecânicos no ônibus escolar em questão. De acordo com o coordenador do transporte escolar, Robson Lage Brito, o veículo é um modelo 15.190 Volkswagen cedido pelo Estado e a prefeitura está tomando as medidas cabíveis para solucionar o problema.

Situação gera preocupação e exige medidas urgentes

A situação do transporte escolar em Cáceres é preocupante e exige medidas urgentes para garantir a segurança dos alunos. É fundamental que a prefeitura, em conjunto com o Estado, tome providências para solucionar os problemas mecânicos do ônibus e garantir um transporte digno e seguro para os estudantes da Vila Aparecida.

Nota de Esclarecimento

A Secretaria Municipal de Educação de Cáceres-MT por meio da Coordenação de Transporte Escolar vem a público esclarecer aos pais, alunos e a comunidade sobre a divulgação nas redes sociais na data de 18 de abril de 2024, de matéria relatando problemas vivenciados pelos alunos que utilizam o Transporte Escolar.

A prefeitura Municipal de Cáceres, Secretaria de Educação, juntamente com a Coordenação de Transporte Escolar, tem ciência deste impasse que vem ocorrendo com problemas mecânicos, visto que o referido ônibus em questão se trata de ônibus escolar modelo 15.190 Volkswagen cedido pelo Estado. O veículo em questão realiza a linha São Nicolau / Santana no Núcleo Buriti, sendo um trajeto de difícil trafegabilidade aumentando ainda mais por conta das fortes chuvas infelizmente gerando problemas mecânicos constantemente, que esta coordenação incansavelmente tenta solucionar em tempo hábil para que os alunos da zona rural e urbana tenham acesso às aulas nos dias letivos.

Importante ressaltar, que a prefeitura de Cáceres atende diariamente 75/77 rotas com mais de 80 ônibus escolares percorrendo quase 11 mil quilômetros diários, na maioria em estradas não pavimentadas (zona rural), refletindo assim em problemas mecânicos corretivas que a gestão Eliene Liberato tenta da melhor forma possível solucionar, visando sempre o bem-estar dos nossos alunos. Visto que, desde o começo da sua gestão, vem buscando junto aos órgãos responsáveis do setor, cedências de mais ônibus para substituir os veículos escolares que apresentam características depreciáveis.

Fonte Expressão Notícias

D3 News

Regionais

plugins premium WordPress