A Prefeitura de Cáceres, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, e Educação, em parceria com a Autarquia Águas do Pantanal, realizou um ciclo de Educação Ambiental na Biblioteca Municipal Professora Leonídia Avelino de Moraes, entre os dias 3 e 5 de junho, em comemoração à Semana do Meio Ambiente.
Conscientização desde cedo
O evento teve como objetivo conscientizar alunos da Rede Municipal de Ensino sobre a importância da preservação ambiental, através de palestras sobre a necessidade de proteger o meio ambiente, a correta separação de resíduos sólidos e cursos de compostagem.
Mobilizando as futuras gerações
O Coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Cáceres, Dario Diego Senn, ressalta o papel fundamental das palestras na mobilização e conscientização das crianças e adolescentes para um futuro mais sustentável. “Esses temas são essenciais para que os alunos compreendam a complexidade do meio ambiente e percebam que a agressão à fauna, flora e recursos hídricos pode gerar desequilíbrios que impactam diretamente a qualidade de vida no planeta”, afirma Diego.
Aprendendo com a natureza
Durante as atividades, técnicos da área ambiental ministraram palestras sobre diversos temas relacionados à preservação ambiental. O biólogo Glauber Figueiredo Romero destaca a importância de ensinar educação ambiental para as crianças desde cedo, possibilitando que o cuidado com a natureza faça parte da rotina delas, despertando a sensibilização ambiental e tornando-as propagadoras e defensoras das questões ambientais.
Biblioteca como espaço de aprendizado
A diretora da Biblioteca Municipal, Divina Aparecida Santos Cochev, ressalta a importância de receber os alunos neste projeto ambiental, que buscam conhecimentos através de novas experiências vivenciadas. “É mais uma oportunidade de aprendizado e de apresentar aos estudantes toda a estrutura que o espaço oferece”, afirma Divina.
Celebrando a vida
Ao final de cada dia de palestras, uma árvore foi plantada pelos alunos no Museu Emília Darci Cuyabano, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.