Cáceres, MT – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) entregou, na última terça-feira (02/04), mais uma sonda multiparamétrica à Unidade Desconcentrada (DUD) de Cáceres. O equipamento, modelo Hanna, reforçará o monitoramento da qualidade da água na região, permitindo a medição precisa de parâmetros como temperatura e saturação de oxigênio, indicadores essenciais para a saúde dos rios e córregos.
Equipamento moderno e servidores capacitados para uma resposta rápida
A iniciativa, segundo o superintendente de Recursos Hídricos da Sema-MT, Luiz Noquelli, visa instrumentalizar todas as unidades regionais do órgão para oferecer uma resposta mais ágil e eficaz à sociedade em casos de eventos como poluição, mortandade de peixes ou contaminação por indústrias.
“Nosso objetivo é capacitar e equipar todas as DUDs da Sema para que, em situações de emergência, possam agir de forma rápida e precisa, seja na coleta de amostras para análise, na investigação das causas do problema ou na tomada de medidas cabíveis para minimizar os impactos ambientais”, explica o superintendente.
Além do novo equipamento, os servidores da DUD de Cáceres receberam treinamento para a correta utilização da sonda, coleta de amostras de água e efluentes, e atendimento a denúncias de poluição e mortandade de peixes. O curso, com duração de cinco horas, também incluiu aulas práticas de coleta em um córrego da região e foi aberto a servidores da Prefeitura de Cáceres e membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas.
Capacitação para um monitoramento amplo e eficaz
“A capacitação focou na coleta de água e efluentes, com ênfase no atendimento a denúncias de poluição e mortandade de peixes. O objetivo é preparar os servidores e demais envolvidos para atuarem em situações de emergência e protegerem os recursos hídricos da região”, afirma o coordenador de Monitoramento da Água e do Ar da Sema-MT, Sérgio Batista de Figueiredo.
Ação será estendida para todo o estado
Todas as nove Unidades Desconcentradas da Sema-MT receberão os novos equipamentos e passarão pela capacitação. As próximas regionais a serem contempladas são as de Rondonópolis e Barra do Garças.
Fortalecendo a atuação da Sema no interior do estado
Para a superintendente de Gestão da Desconcentração e Descentralização (SGDD/Sema), Helen Farias Ferreira, a iniciativa demonstra o compromisso da Sema em fortalecer sua atuação no interior do estado.
“Esses equipamentos e capacitações são fundamentais para ampliarmos nossa capacidade de resposta em situações de risco à qualidade da água. As DUDs desempenham um papel crucial no atendimento inicial a ocorrências ambientais, seja na proteção da fauna silvestre, na investigação de contaminações ou na coleta de dados para subsidiar ações de fiscalização e licenciamento ambiental”, ressalta a superintendente.