Investimento em educação inclusiva é prioridade do Governo do Estado
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) estará presente na 11ª Semana do Cavalo, que acontece de 2 a 12 de maio no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá, para divulgar o programa de Equoterapia. A iniciativa oferece atendimento terapêutico complementar a estudantes com necessidades de reabilitação física e neurológica.
Um estande para informar e conscientizar
A Seduc terá um estande para promover o programa entre os pais e a sociedade em geral. A equipe da Coordenadoria de Educação Especial da Seduc estará disponível para tirar dúvidas e explicar como os pais ou responsáveis podem fazer com que seus filhos tenham acesso ao programa.
Vídeos explicativos e informações completas
Além do atendimento presencial, o estande contará com vídeos explicativos sobre a equoterapia e seus benefícios. Telões espalhados pela área do evento também exibirão informações sobre o programa.
Equoterapia: desenvolvimento e inclusão
A equoterapia é uma atividade que utiliza o cavalo como ferramenta terapêutica, integrando as áreas de saúde, educação e equitação. Ela contribui para o desenvolvimento físico, psicológico e social de crianças, jovens e adultos com deficiências e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Benefícios que vão além da reabilitação
A equoterapia promove diversos benefícios, como:
- Melhora da coordenação motora, flexibilidade e agilidade;
- Aumento da concentração e do equilíbrio;
- Fortalecimento da autoestima e da autoconfiança;
- Estimulação da comunicação e da interação social;
- Redução da ansiedade e do estresse.
Prioridade para a educação inclusiva
O Governo do Estado investe em educação inclusiva para garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades, tenham acesso à educação de qualidade. Em 2024, a Seduc destinou mais de R$ 34 milhões para a educação inclusiva, incluindo o programa de equoterapia.
Investimentos que fazem a diferença
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destaca a importância da educação inclusiva para o desenvolvimento dos alunos com deficiência. “Ao visitar o estande da Seduc no evento, as pessoas poderão conhecer detalhes do programa de equoterapia e os seus benefícios aos estudantes que necessitam de atendimento”, afirma o secretário.
Educação Especial na Rede Estadual de Ensino
A Rede Estadual de Ensino conta com 9.166 estudantes da Educação Especial matriculados em 584 escolas. A Seduc busca ampliar ainda mais o atendimento em 2024.
A equipe da Educação Especial
A Educação Especial da Seduc conta com uma equipe qualificada de profissionais, incluindo:
- 1.889 professores de apoio especializado (pedagogos);
- 482 professores de salas de recursos multifuncionais;
- 19 professores domiciliares;
- 8 professores hospitalares;
- 153 professores intérpretes.
A Seduc busca garantir que todos os alunos com deficiência tenham acesso à educação de qualidade e ao desenvolvimento pleno de suas potencialidades.