Objetivo é lançar pelo menos 50 novas empresas mato-grossenses no mercado internacional
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) assinou, na terça-feira (7 de maio), um acordo de cooperação para impulsionar a participação de empresas mato-grossenses no comércio exterior. A iniciativa, denominada “Projeto de Internacionalização de Empreendedores Meeting Comex”, proposta pelo Sebrae, conta com a parceria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Correios, Arco Norte e Porto Seco.
Fortalecimento da economia mato-grossense
O programa irá promover mentorias, capacitações e consultorias com os microempresários, em reuniões realizadas em todo o Estado. O objetivo é lançar pelo menos 50 novas empresas mato-grossenses no mercado internacional.
“Esse acordo de cooperação com o Sebrae-MT visa fortalecer o microempreendedor individual, as microempresas e as empresas de pequeno porte. A Sedec continuará atuando na articulação institucional, promoção internacional do Estado e prospecção de novos negócios para que o Mato Grosso continue se desenvolvendo economicamente”, destacou o secretário adjunto de Agronegócios e Investimentos da Sedec, Anderson Lombardi.
Desafios e estratégias para a internacionalização
O projeto Meeting Comex foi apresentado aos empresários e especialistas em comércio internacional, que discutiram os desafios e estratégias para a internacionalização dos empreendedores. Além disso, o Sebrae também demonstrou, na prática, como funciona o suporte e a assessoria ao micro e pequeno empreendedor que deseja realizar o processo de importação e exportação.
Ações conjuntas para elevar a competitividade
A diretora superintendente do Sebrae-MT, Lélia Brun, reforçou que as ações promovidas em conjunto são importantes para elevar a competitividade dos pequenos negócios.
“Quando falamos de internacionalização, falamos de desenvolvimento e fomento a novos mercados para os pequenos negócios. O Sebrae Mato Grosso não mede esforços para ajudar e apoiar os empreendedores na sua jornada de internacionalização, que vai além de importar ou exportar, mas também na questão de processos de inovação, gestão, qualificação e preparo para que este pequeno negócio acesse outros mercados”, afirmou a diretora.
Como participar da iniciativa
Os empresários que desejarem participar da iniciativa podem preencher a ficha técnica de participação clicando aqui. Bem como, qualquer dúvida pode ser enviada para o e-mail internacional@mt.sebrae.com.br.
Fonte Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – MT