MENU

Robótica nas Escolas Estaduais MT: Habilidades para o Futuro

Robótica nas escolas: habilidades socioemocionais, tecnologia e futuro da educação.
Foto Assessoria Seduc MT

As aulas de robótica educacional nas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso estão indo além do ensino de conceitos tecnológicos e lógica de programação. Elas também estão contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes para a vida dos alunos, como a capacidade de colaborar, resolver problemas em equipe, comunicar ideias e exercitar a paciência.

Robótica na Semana de Saúde Mental

Na Escola Estadual Padre Firmo Pinto Duarte, em Cuiabá, a robótica educacional foi inserida na programação da Semana de Saúde Mental, realizada em março. O professor de robótica Maikon Brian Gomes explica que as atividades conjuntas, na busca de soluções para os desafios propostos nos cadernos de atividades, estimulam o relacionamento interpessoal e a autoconfiança dos alunos.

Habilidades Socioemocionais em Foco

“Estas atividades conjuntas, na busca de soluções para os desafios propostos nos cadernos de atividades, estimulam o relacionamento interpessoal e a autoconfiança, pois os estudantes percebem que podem e são capazes de realizar os projetos”, disse Gomes.

As aulas com uso da robótica promovem a interação e contribuem com a redução do estresse no ambiente escolar. A orientadora pedagógica Mayara Gonsales afirma que nessas aulas os estudantes são estimulados ao trabalho em equipe, favorecendo habilidades organizacionais, socioemocionais, cognitivas, comportamentais e de comunicação.

“Isso os instigam a buscar soluções e, na prática, aplicarem o conhecimento, desenvolvendo o raciocínio lógico e o pensamento crítico”, comentou Gonsales.

Investimento em Robótica Educacional

Na rede estadual de ensino, o Governo de Mato Grosso já investiu cerca de R$ 60 milhões em robótica educacional e a meta é dobrar o número de escolas atendidas em 2024, passando de 102 para 204 unidades.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destaca que esse investimento estabeleceu uma nova dinâmica nas disciplinas voltadas à tecnologia.

“Quando implantamos a robótica educacional numa escola, tornamos as aulas de matemática e física mais interessantes. Como as atividades são muito divertidas, também proporcionamos maior interação entre professores e estudantes”, concluiu Porto.

Política Pública para a Educação

A robótica educacional faz parte da política Tecnologia no Ambiente Escolar, uma das 30 políticas que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que objetiva colocar a rede estadual de ensino entre as cinco redes públicas mais bem avaliadas no país até 2032.

Fonte Seduc/MT

D3 News

Regionais

plugins premium WordPress