Atletas competirão em busca de índices para as Olimpíadas de Paris e de pontos no ranking mundial
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou quatro atletas de Mato Grosso para o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que será realizado em Cuiabá entre os dias 10 e 12 de maio. Dessa forma, a competição, que reúne países ibero-americanos, africanos e Andorra a cada dois anos, será uma oportunidade para os atletas obterem índices para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 ou pontos no ranking mundial.
Convocados:
- Jânio Varjão (Barra do Garças): 800m
- Lissandra Maysa Campos (Nossa Senhora do Livramento): Salto em distância
- Wendell Jerônimo (Pontes e Lacerda): 5.000m e 10km corrida de rua
- Almir Junior (Peixoto de Azevedo): Salto triplo
Expectativas:
O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, destacou a importância da convocação dos atletas mato-grossenses e a oportunidade que a competição trará para o estado.
“Ficamos muito felizes com essa convocação. Pois, ter a oportunidade de competir em casa e com torcida, com toda certeza vai fazer com que os resultados melhorem e a gente saia daqui com uma ou, quem sabe, mais de uma vaga olímpica”, disse o secretário.
Além disso, o atleta Jânio Varjão, que competirá nos 800m, também se mostrou empolgado com a oportunidade.
“Correr em casa e em Cuiabá, onde eu comecei minha trajetória em competições estaduais, é uma motivação a mais. Então, estamos bastante empolgados e focados para essa competição”, afirma Varjão.
Lissandra Maysa Campos, que competirá no salto em distância, também está confiante em uma boa performance.
“Eu estou muito feliz com a convocação e, ainda, por estar mais uma vez na seleção adulta. Estou confiante de representar meu Estado e minha cidade na nossa pista”, destaca Campos.
Primeira vez no Centro-Oeste:
Será a primeira vez que o Centro-Oeste recebe o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo. No Brasil, a competição já foi realizada em Manaus (1990), Rio de Janeiro (2000, 2016), e São Paulo (2014).
Além disso, o presidente da CBAt, Wlamir Campos, ressaltou a importância da competição para o desenvolvimento do atletismo brasileiro.
“Estamos fazendo esporte em todo o Brasil e é assim que o atletismo cresce”, disse Wlamir.
Convite ao público:
Contudo, Wlamir também convidou o público de Cuiabá para assistir ao evento, que será realizado na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
“Portanto, um evento com países da América Central e Caribe, do Norte, do Sul, da África e da Europa – Portugal e Espanha já confirmaram a participação – será uma boa prova de fogo para os brasileiros”, ressaltou Wlamir.
Informações adicionais:
- Data: 10 a 12 de maio de 2024
- Local: Centro Olímpico de Treinamento da UFMT, Cuiabá-MT
- Mais informações: https://www.cbat.org.br/