A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Municipal de HIV/AIDS, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, realizou uma capacitação em HIV/AIDS para profissionais de saúde da Região Sudoeste de Mato Grosso. O evento, realizado entre os dias 27 e 29 de maio em Comodoro, reuniu 130 participantes de municípios como Comodoro, Campos de Júlio, Nova Lacerda e Conquista D’Oeste.
Combate à Transmissão e Promoção da Prevenção
Com o objetivo de ampliar os meios de prevenção ao HIV/AIDS, reduzir os índices de transmissão na região e atualizar os profissionais de saúde sobre as melhores práticas de prevenção combinada e a realização de testes rápidos, a capacitação abordou temas como:
- Sexualidade e prática do sexo seguro;
- Estratégias de promoção e prevenção do HIV/AIDS;
- Mecanismos para aprimorar o trabalho e a interação entre os profissionais envolvidos;
- Reflexão sobre a necessidade de superar o preconceito, o estigma e a discriminação contra pessoas com HIV/AIDS.
Acolhimento Individualizado e Equitativo
Uma das principais propostas da capacitação foi a importância do acolhimento individualizado e com respeito às diferenças de cada grupo populacional. A diretora do Programa Municipal de HIV/AIDS, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Saúde de Cáceres, Vanderly Muniz, ressaltou que a iniciativa busca reduzir desigualdades e consolidar práticas de saúde inclusivas e humanizadas.
Alinhamento com Evidências Científicas e Políticas Públicas
A capacitação também teve como objetivo alinhar o conteúdo técnico com as recentes evidências científicas e as políticas públicas de saúde no Brasil. Segundo Muniz, o treinamento em testes rápidos visa garantir a qualidade dos resultados, enquanto o acolhimento individualizado e a eliminação de preconceitos institucionais fortalecem o SUS como sistema universal, integral e equitativo.
Compromisso com a Saúde Pública e o Combate às ISTs
A iniciativa, que contou com a parceria do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, demonstra o compromisso da Prefeitura de Cáceres em fortalecer a saúde pública e oferecer suporte essencial aos profissionais que estão na linha de frente do combate às ISTs na região.