A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, intensifica a busca por apoio em Brasília para auxiliar na reconstrução da cidade após o forte temporal que atingiu a região no dia 10 de fevereiro. As chuvas provocaram alagamentos, queda de pontes, isolamento de comunidades e deixaram milhares de pessoas desamparadas.
Reuniões estratégicas com ministros
Nesta quarta-feira (21), a prefeita se reuniu com os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e de Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio Almeida. As agendas foram viabilizadas pelo Senador Jayme Campos, que acompanhou a prefeita e reforçou a necessidade de ajuda humanitária e obras estruturais para o município.
Na reunião com Waldez Góes, a prefeita Eliene recebeu a confirmação da liberação de recursos para ações emergenciais e recuperação da cidade. Ela detalhou os impactos do temporal, que afetou 7 mil famílias, danificou casas, prédios públicos e vias, além de deixar 40 pessoas desabrigadas.
Mobilização do Governo Federal
O Senador Jayme Campos destacou a gravidade da situação em Cáceres e solicitou o empenho do Governo Federal. O Ministro Sílvio Almeida, por sua vez, se comprometeu a enviar uma equipe ministerial para avaliar as demandas do município e garantir apoio na assistência aos desabrigados e na implementação de ações para auxiliar a população afetada.
Leia também:Prefeitura e Estado levam odontologia para pacientes especiais
Agradecimentos e próximos passos
A prefeita Eliene agradeceu o empenho do Senador Jayme Campos, do Chefe do Escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília, Dr. Leonardo Albuquerque, e da Assessora de Projetos e Convênios da Prefeitura de Cáceres, Gésica Chaika, pelo apoio fundamental na busca por soluções para a cidade.
Eliene também destacou a participação do Secretário Executivo do MAPA, Irajá Lacerda, na reunião com o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional.
A prefeita reforçou a necessidade urgente de recursos e colaboração de todas as esferas de governo para a reconstrução de Cáceres. “A população local enfrenta os desafios da adversidade climática, enquanto aguardamos a avaliação dos planos encaminhados pela prefeitura para determinar o valor necessário para a assistência federal”, concluiu.