Crimes desvendados
Uma operação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá desarticulou uma quadrilha que atuava no comércio ilegal e roubo de armas de fogo na capital. A ação, denominada Operação Arms Trade, cumpriu sete mandados, entre prisões e buscas, na sexta-feira (05/07).
Investigação em andamento
As investigações tiveram início após o latrocínio de um vigilante do Sesi Papa, em abril de 2023. A partir de celulares apreendidos com o autor do latrocínio, a Derf identificou os suspeitos que comercializavam as armas roubadas de vigilantes.
Latrocínio e prisões
Em abril de 2023, Paulo Henrique Corrêa Schneiker, de 27 anos, foi preso em flagrante pelo latrocínio do vigilante Helton Ângelo Vobeto. Ele atuou em outros dois roubos a vigilantes em Cuiabá, utilizando sempre a mesma estratégia: motocicleta vermelha sem placa, se passando por entregador e usando uma caixa térmica vermelha. Em outubro de 2023, Paulo Henrique foi condenado a 33 anos de prisão pelo latrocínio.
Operação Arms Trade
Com a continuidade das investigações, a Derf identificou outros três envolvidos nos roubos e na venda ilegal de armas:
- Carlos Henrique da Silva Santos: Ele era responsável por revender as armas roubadas.
- Leandro Henrique da Costa: Atuava na receptação das armas.
- Rafael Henrique da Silva Santos: Era responsável por entregar as armas aos compradores.
Prisões e apreensões
Na Operação Arms Trade, três prisões preventivas e quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Na casa de Leandro Henrique, foram apreendidas munições e uma arma de fogo.
Combate ao crime
A Operação Arms Trade é um importante passo no combate ao crime organizado em Cuiabá. A ação demonstra o compromisso da Polícia Civil em garantir a segurança da população.