A Justiça Eleitoral de Cáceres barrou uma tentativa da prefeita Eliene Liberato (PSB) de impedir a realização de um mutirão para diagnóstico de autismo em crianças, que será realizado pelo Instituto IDERSE nos dias 7 e 8 de junho. A ação da prefeita foi questionada por caracterizar-se como eleitoreira, em apoio ao pré-candidato a vereador professor Leandro.
Magistrado destaca importância do mutirão
O juiz da 6ª Zona Eleitoral de Cáceres, José Eduardo Mariano, negou o pedido da prefeita, ressaltando a relevância do mutirão para o diagnóstico de crianças com autismo. “É importante salientar que estamos em período de pré-campanha, quando as convenções partidárias ainda não foram realizadas e as candidaturas ainda não foram registradas”, analisou o juiz. “Nesse contexto, não há urgência extrema que justifique a concessão da tutela antecipada requerida, nem tampouco perigo de perecimento de prova de algo que ainda não ocorreu”, completou.
Mutirão atenderá famílias carentes
O ministro em exercício da Agricultura e Pecuária do Brasil, Irajá Lacerda, se manifestou em apoio ao mutirão, afirmando que a ação visa atender famílias carentes que não têm acesso a esse tipo de atendimento na rede pública e nem condições de buscar na rede privada, devido aos altos custos dos tratamentos. “Ações como essas sempre terão o meu apoio, como cidadão de Cáceres que sou”, declarou Lacerda. “Parabenizo o magistrado por essa decisão louvável em benefício das famílias do município”, concluiu.
Mãe de criança com autismo celebra decisão
Fátima dos Reis, moradora do bairro Cavalhada em Cáceres, que tem um filho de 8 anos com autismo, destacou a importância do mutirão para o diagnóstico e tratamento adequado de seu filho. “Já fomos várias vezes no posto de saúde, mas nunca saímos com um resultado concreto. Esse mutirão é a chance do meu filho ter um diagnóstico para ter um tratamento adequado e uma melhora na qualidade de vida”, disse Fátima. “Me estranha que a prefeita, que sabe como são as dificuldades da vida, se oponha a um projeto tão importante como esse, pensando no poder a qualquer custo, sem pensar em nós”, finalizou a moradora.
Prefeitura não se manifesta
A equipe de reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Cáceres por diversas vezes, sem sucesso. Também tentamos contato no telefone pessoal da prefeita, mas não obtivemos retorno.