Ações em Cuiabá, Campos de Júlio, Pontes e Lacerda e Campo Novo do Parecis visam atender à demanda por doações no estado
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), por meio do MT Hemocentro, está promovendo campanhas itinerantes de coleta de sangue em diversas cidades do interior do estado. Dessa forma, as ações, que visam garantir o abastecimento contínuo do banco de sangue e atender às demandas por hemocomponentes, já passaram por Campo Novo do Parecis e seguirão para Campos de Júlio, Pontes e Lacerda e Cuiabá.
Doação de sangue e cadastro de medula óssea
Em Campo Novo do Parecis, a campanha inaugural do mês ofereceu aos residentes a oportunidade de doar sangue e se cadastrar como doadores de medula óssea. Desse modo, as ações itinerantes, que integram as iniciativas “MT Hemocentro Itinerante” e “Ir para Incluir”, seguem a seguinte programação:
- Campos de Júlio: Coletas programadas de 15 a 19 de abril;
- Pontes e Lacerda: Coletas agendadas de 22 a 26 de abril;
- Cuiabá (Assembleia Legislativa): Coletas com unidade móvel em 24, 25 e 26 de abril;
Ademais, no dia 27 de abril, um sábado, a sede do MT Hemocentro em Cuiabá estará aberta para coleta de sangue das 7h às 12h.
Importância das campanhas itinerantes
A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, destaca a importância das campanhas itinerantes para o sucesso da coleta de sangue. “Além da nossa sede, onde os atendimentos não param, realizamos campanhas em cidades estratégicas do interior para suprir a demanda por sangue. Pois, essas ações são extremamente importantes, pois aproximam o MT Hemocentro da população e demais unidades da rede”, ressalta.
Zanela também reforça a importância do gesto de doar sangue, que pode salvar até quatro vidas por bolsa doada. “As campanhas destacam o trabalho intenso realizado e reforçam a importância da doação para salvar vidas”, afirma.
Critérios para doação de sangue
Para doar sangue, é necessário apresentar um documento oficial com foto, pesar mais de 51 kg, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Assim, a faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias, evitando-se o jejum prévio.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo de dois meses entre as doações. Porém, mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando-se um intervalo de três meses.
Até 450 ml de sangue são coletados por sessão. Portanto, recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Como doar
Contudo, as doações de sangue podem ser agendadas pelos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) ou WhatsApp (65) 9 8433-0624. O MT Hemocentro fica na Rua 13 de Junho, nº 1.055, Centro Sul, Cuiabá, e funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30.
Informações adicionais:
- Locais das campanhas:
- Campo Novo do Parecis: Já realizada
- Campos de Júlio: 15 a 19 de abril
- Pontes e Lacerda: 22 a 26 de abril
- Cuiabá (Assembleia Legislativa): 24, 25 e 26 de abril
- Sede do MT Hemocentro: Rua 13 de Junho, nº 1.055, Centro Sul, Cuiabá (aberta de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30)
- Telefones para agendamento: (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) ou WhatsApp (65) 9 8433-0624