MENU

Morre a atriz Jandira Martini, aos 78 anos

A artista ficou conhecida por papéis em novelas como "O Clone" e "Caminho das Índias"
Morre a atriz Jandira Martini, aos 78 anos
Foto reprodução Instagram

A atriz e autora Jandira Martini faleceu em 29 de janeiro de 2024, aos 78 anos, em São Paulo. Ela estava internada no Hospital 9 de Julho, tratando de um câncer de pulmão.

Nascida em Santos, São Paulo, em 10 de junho de 1945, Jandira Martini se interessou pela arte desde cedo. Formada em Letras pela Universidade Católica de Santos e em Interpretação pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, ela começou sua carreira na televisão em 1966, com pequenas participações em diversas produções.

Em 1987, destacou-se ao interpretar a poderosa Teodora na novela Sassaricando, da Rede Globo. A partir daí, sua carreira deslanchou e ela passou a interpretar papéis de destaque em novelas como A História de Ana Raio e Zé Trovão (Rede Manchete), Éramos Seis (SBT), O Clone (Rede Globo), América (Rede Globo), Desejo Proibido (Rede Globo), Caminho das Índias (Rede Globo), Morde & Assopra (Rede Globo) e Salve Jorge (Rede Globo).

No teatro, Jandira Martini também teve uma carreira de destaque. Foi uma das fundadoras do grupo Royal Bexiga’s Company e produziu diversos trabalhos em parceria com o amigo de longa data Marcos Caruso. Entre as comédias de sucesso escritas pela dupla estão “Porca Miséria”, “Sua Excelência, o Candidato” e “Os Reis do Improviso”.

Jandira Martini também foi uma atriz de grande versatilidade. Além de interpretar personagens cômicos, ela também se destacou em papéis dramáticos. Em 2002, foi indicada ao Prêmio Emmy Internacional de Melhor Atriz por sua atuação na minissérie Os Maias, da Rede Globo.

Sua morte foi uma grande perda para a cultura brasileira. Jandira Martini era uma atriz talentosa e dedicada, que deixou um legado de importantes trabalhos na televisão, no teatro e no cinema.

Assista parte de entrevista com a atriz

D3 News

Regionais

plugins premium WordPress