Polícia Civil intensifica ações de combate à violência doméstica, sexual e contra a vida em todo o Estado
Em um semestre marcado pelo compromisso com a segurança pública e a proteção das pessoas mais vulneráveis, a Polícia Civil de Mato Grosso intensificou as ações de combate à violência doméstica, sexual e contra a vida. Entre janeiro e junho de 2024, mais de 290 agressores foram presos em operações policiais que visam coibir crimes e garantir a segurança da população.
Operações policiais desarticulam redes criminosas e punem agressores
Ações como a Operação Nacional Átria, realizada em março, resultaram na prisão em flagrante de 253 agressores e na detenção de outros 33 por meio de mandados judiciais. As equipes da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e Vulneráveis da Polícia Civil, em conjunto com as delegacias especializadas, atuaram de forma integrada para combater os crimes e garantir o atendimento às vítimas.
Na capital, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher realizou a Operação Luísa Mahin, que cumpriu 13 ordens judiciais, incluindo prisões e buscas, contra autores de violência doméstica que utilizaram armas de fogo para ameaçar suas companheiras. A operação também resultou na apreensão de cinco armas de fogo, munições e aparelhos celulares.
Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes: ações conjuntas para proteger a infância
A Operação Caminhos Seguros, realizada em todo o Estado, mobilizou órgãos de segurança para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações de prevenção e repressão visaram fortalecer o enfrentamento aos delitos e conscientizar a população sobre a importância da proteção à infância e adolescência.
Em uma das fiscalizações, a Polícia Civil flagrou, em um estabelecimento na BR-163, em Rosário Oeste, dois homens fornecendo bebida alcoólica a um adolescente. O menor confirmou a oferta da bebida pelos agressores. A Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, em conjunto com as delegacias especializadas e municipais, também promoveu ações de fiscalização em pontos vulneráveis à exploração sexual, como rodovias, áreas urbanas, casas noturnas, bares e postos de combustíveis.
Junho Violeta: atenção especial para crimes contra idosos
A Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa de Cuiabá dedicou o mês de junho à apuração de denúncias de crimes contra pessoas idosas. Mais de 40 denúncias de situações de violência contra idosos foram verificadas na capital, segundo o delegado Marcos Veloso, da Delegacia do Idoso.
Palestras orientativas e visitas técnicas a Instituições de Longa Permanência de Pessoas Idosas de Cuiabá também foram realizadas. A ação integra os trabalhos da Operação Virtude, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo o país, para intensificar ações preventivas, educativas e de combate à violência contra idosos.
Compromisso com a segurança e a justiça: avanços na luta contra a violência
Com o trabalho incansável da Polícia Civil de Mato Grosso, o Estado avança na luta contra a violência doméstica, sexual e contra a vida. As operações policiais, as ações de prevenção e o atendimento humanizado às vítimas demonstram o compromisso da instituição com a segurança pública e a justiça.