O meio-campista Guilherme Madruga, do Cuiabá, venceu o Prêmio Puskás 2023, dado pela FIFA ao gol mais bonito da temporada. O gol foi marcado na vitória do Botafogo de Ribeirão Preto por 1 a 0 sobre o Novorizontino, pela 14ª rodada da Série B do Brasileirão, no dia 27 de junho do ano passado.
Madruga superou o paraguaio Julio Enciso, do Brighton-ING, e o português Nuno Santos, do Sporting de Lisboa. Com a conquista, o brasileiro se junta a Neymar, vencedor do prêmio em 2011 pelo Santos, e Wendell Lira, que foi escolhido em 2015 por um gol anotado pelo Goianésia.
Ainda nesta segunda-feira (15), pouco antes da cerimônia do FIFA The Best, Madruga foi anunciado como reforço do Cuiabá para a temporada 2024, que inclui a Série A do Brasileirão e a Copa Sul-Americana.
Na mesma cerimônia, Lionel Messi foi eleito o melhor jogador do mundo pela oitava vez, superando o polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, e o francês Karim Benzema, do Real Madrid. O argentino foi o artilheiro da Copa América de 2021, com 7 gols, e também foi eleito o melhor jogador do torneio.
Os vencedores da premiação The Best da Fifa 2023 foram:
Melhor jogador: Lionel Messi (Inter Miami e Argentina)
Melhor jogadora: Aitana Bonmatí (Barcelona e Espanha)
Prêmio Puskás: Guilherme Madruga (Botafogo-SP)
Melhor goleiro: Ederson (Manchester City e Brasil)
Melhor goleira: Mary Earps (Manchester United e Inglaterra)
Melhor técnico (masculino): Pep Guardiola (Manchester City)
Melhor técnica (feminino): Sarina Wiegman (Inglaterra)
Fair Play: seleção brasileira (mensagem contra o racismo)
Prêmio Especial: Marta (imortalizada)
Fan Award: Daniel Iñiguez (torcedor argentino do Colón)
Seleção masculina do ano: Courtois; Walker, Stones e Ruben Dias; bernardo Silva, De Bruyne e Bellingham; Lionel Messi, Vini Jr, Mbappé e Haaland
Seleção feminina do ano: Earps; Bronze, Carmona e Greenwood; Toone, Walsh e Bonmati; James, Kerr, Morgan e Russo
D3 News