MENU

Governo de Mato Grosso investe em obras estruturantes para melhorar a mobilidade urbana em Cuiabá

O Governo de Mato Grosso está investindo em diversas obras para melhorar a mobilidade urbana em Cuiabá. As obras incluem a construção de novas vias, viadutos, pontes e a implementação do Sistema BRT. O objetivo é garantir que a população possa se deslocar com mais rapidez, segurança e conforto.
Fonte: reprodução.

Cuiabá – O Governo de Mato Grosso está investindo em diversas obras estruturantes para melhorar a mobilidade urbana em todas as regiões de Cuiabá. O objetivo é garantir que os mais de 900 mil habitantes da capital mato-grossense possam se deslocar com mais rapidez, segurança e conforto.

Novas vias, viadutos e pontes

Entre as principais obras em andamento estão a extensão da Avenida Parque do Barbado, a duplicação da Avenida V2 e a construção da nova ponte sobre o Rio Cuiabá, ligando os bairros Parque Atalaia e Parque do Lago.

A Avenida Parque do Barbado, que já está em sua fase final de execução, vai ligar toda a bacia do Planalto à ponte Sérgio Motta, entre Cuiabá e Várzea Grande. Já a duplicação da Avenida V2 vai garantir mais fluidez no trânsito entre as duas principais ligações da Região Sul com o centro da capital.

A nova ponte sobre o Rio Cuiabá, por sua vez, vai facilitar o deslocamento de toda a região do Parque Cuiabá e do Cristo Rei, em Várzea Grande. Além disso, a obra inclui a construção de novos acessos, com 3,29 km de extensão.

Fonte: Daniel B Meneses/Secom-MT
Transporte público de qualidade

Para complementar os investimentos em infraestrutura viária, o Governo de Mato Grosso também está implementando o Sistema BRT (Bus Rapid Transit) em Cuiabá. Dessa forma, o BRT vai funcionar com corredores de transporte exclusivos para o transporte público, separando-o do congestionamento geral.

A previsão é que um passageiro possa sair do Terminal do Coxipó e chegar ao centro de Cuiabá em apenas 21 minutos. Os veículos do BRT serão de piso baixo, facilitando o embarque e desembarque, e terão ar-condicionado.

Fonte: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Além disso, o projeto prevê a implantação de um Parque Linear na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, com pista de caminhada e ciclovia. Pois, o objetivo é incentivar o uso de meios de transporte alternativos ao carro, como bicicletas e transporte público.

Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande

Outra obra importante para a mobilidade urbana de Cuiabá é o Contorno Norte do Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande. O rodoanel, com 21 km de extensão, tem o objetivo de tirar o trânsito de quem está em viagem de dentro da capital, principalmente os caminhões.

A obra está em andamento e inclui a construção de duas pontes sobre o Rio Cuiabá, um viaduto sobre a MT-010 e uma trincheira no encontro com a Avenida Antártica. Assim, o atual etapa vai ligar a BR-364, em Várzea Grande, até a Estrada de Chapada. Contudo, uma nova etapa da obra, que ainda será licitada, vai ligar a MT-251 até a BR-163 em Cuiabá.

Investimentos para o futuro

Portanto, os investimentos em mobilidade urbana realizados pelo Governo de Mato Grosso visam melhorar a qualidade de vida da população de Cuiabá. Desse modo, com a construção de novas vias, viadutos, pontes e a implementação do Sistema BRT, o objetivo é garantir que os cuiabanos possam se deslocar com mais rapidez, segurança e conforto, além de incentivar o uso de meios de transporte alternativos ao carro.

Fonte Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística – MT

D3 News

Regionais

plugins premium WordPress