MENU

Enfrentamento à violência doméstica em MT: programa SER Família Mulher é referência nacional

O programa SER Família Mulher, idealizado pela primeira-dama de MT, oferece auxílio-moradia e capacitação para mulheres em situação de violência. A iniciativa resultou na criação da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis e na Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres. Virginia Mendes tem sido uma voz ativa na cobrança por leis mais rigorosas.
Fonte Jana Pessôa/Unaf
Programa idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes oferece auxílio-moradia e capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Mato Grosso se destaca como referência no combate à violência doméstica, feminicídios e vulnerabilidade social, com destaque para o programa SER Família Mulher, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes. Dessa forma, o programa pioneiro oferece auxílio-moradia de R$ 600, cursos de capacitação e acompanhamento social para mulheres sob medida protetiva de urgência, em situação de vulnerabilidade social.

Investimento e resultados

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), investe R$ 5,7 milhões no programa. Atualmente, 220 mulheres são beneficiadas com o auxílio-moradia e 245 já foram atendidas desde o início do programa.

Ampliação da rede de proteção

A iniciativa da primeira-dama resultou na criação da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, através da Polícia Judiciária Civil (PJC). Contudo, a Casa de Euridice oferece suporte integral 24 horas às vítimas, com assistentes sociais, psicólogos e rede de apoio completa, que será disponibilizada online para todos os municípios.

A Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres – SER Família Mulher na Setasc fortalece a rede de apoio junto aos municípios e a transversalidade das ações.

Mobilização social e compromisso com a causa

Virginia Mendes tem sido uma voz ativa na cobrança por leis mais rigorosas junto ao Congresso Nacional e na visibilidade às histórias de mulheres em situação de violência. Desse modo, a primeira-dama defende a prisão perpétua para feminicidas e agradece o compromisso do governador Mauro Mendes e dos órgãos que integram os serviços de proteção.

Fonte: reprodução.

Fonte SECOM/MT

D3 News

Regionais

plugins premium WordPress