MENU

Deputado de MT usa verba pública para comprar Inteligência Artificial

Deputado federal e pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL) é um dos parlamentares que usam a cota parlamentar (dinheiro público) para obter licença de robôs com Inteligência Artificial (IA) para usar em prol do seu mandato.
Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado

De acordo com o Portal Uol, Abílio comprou a licença paga do ChatGPT, sob a justificativa de divulgação do mandato. O uso de IA não é ilegal, porém, não há regulamentação sobre o tema. Com o ChatGPT é possível utilizá-lo em inúmeras funções, como criação de texto e tabelas. 

“É uma excelente ferramenta de matemática, com monitoramento da questão das emendas para a divulgação do mandato. Ele é muito funcional para fazer todos os cálculos e cruzar os dados do orçamento”, disse ao Uol.  

O debate sobre o uso de inteligência artificial nas eleições é uma das preocupações da Justiça Eleitoral, já que com a ferramenta é possível criar vídeos e áudios com a voz de uma pessoa, sem que a mesma tenha falado o que se diz.  

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já aprovou uma resolução pedindo que materiais feitos por IA tenha explícito que o material foi fabricado por inteligência artificial.  

Os presidentes da Câmara Federal e Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já apontaram que pretendem colocar em debate a regulamentação das IAs no país, ainda no primeiro semestre deste ano.

Gazeta Digital

Regionais

plugins premium WordPress