Militares também aprendem técnicas e táticas especializadas de prevenção e combate a incêndios
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) está promovendo um curso de geoprocessamento aplicado aos incêndios florestais para os bombeiros de Rondônia. A capacitação, que é realizada na cidade de Porto Velho, em Rondônia, começou no dia 29 de abril e segue até 11 de maio.
Os participantes recebem treinamento avançado em geoprocessamento, com foco no uso de dados georreferenciados para auxiliar nas operações de combate a incêndios florestais. Além disso, são capacitados em técnicas e táticas especializadas de prevenção e combate a incêndios, incluindo o uso controlado de fogo em situações específicas.
A capacitação também aborda aspectos importantes como motomecanização, controle de materiais e recursos humanos relacionados a incêndios florestais, melhorias na eficiência e segurança das operações.
Leia também: Pelo menos 3,5 mil animais ilhados pela chuva foram resgatados no RS
“Com as habilidades adquiridas no curso, os bombeiros militares estarão mais preparados para lidar de forma eficiente com situações de incêndio, contribuindo para a proteção do meio ambiente e a segurança das comunidades. Além disso, essas iniciativas fortalecem a parceria entre o CBMMT e outros Estados”, afirmou o comandante-geral do CBMMT, Alessandro Borges.
Ao todo, 61 bombeiros militares de Rondônia estão participando do curso.