Melhorias nos processos garantem certificações ISO 9001 e ISO 50001
Mato Grosso, 15 de março de 2024 – O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) obteve resultados positivos na auditoria externa referente à manutenção dos certificados NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 50001, realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Avanços no Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ)
A auditoria constatou avanços no monitoramento e execução dos processos do SGQ, com destaque para a organização da documentação, o conhecimento das normas pelos servidores e a melhor compreensão dos questionamentos.
“Há alguns anos, o sistema estava em fase inicial. Hoje, funciona muito bem melhor. As pessoas têm mais conhecimento sobre as normas, o que facilita o entendimento”, salientou o auditor líder da ABNT, Claudio Ferreira Araújo.
Conscientização dos servidores e instrumentalização das informações
A coordenadora de Planejamento Institucional da Seplan, Mônica Botelho, atribuiu o resultado positivo à conscientização dos servidores e à instrumentalização das informações.
“Antes, tínhamos um procedimento sistêmico. Agora, traduzimos isso para um manual prático e exequível na parte operacional. Isso garante a continuidade das atividades sem risco ao processo certificado”, disse ela.
Responsabilidade e controle das rotinas internas no Sistema de Gestão de Energia (SGE)
Carla Cristiny Esteves de Oliveira, responsável pelo SGE, reforçou a responsabilidade da equipe e o controle das rotinas internas.
“Hoje, temos um método para o acompanhamento e monitoramento dos processos, além de analisar e fornecer feedback ao Tribunal. Estamos muito felizes com os resultados”, pontuou.
TCE-MT: referência em gestão de qualidade e energia
O TCE-MT é certificado desde 2012, sendo referência entre as instituições públicas do Brasil. A ISO 9001 contempla sete produtos, incluindo o Plenário Virtual, o Diário Oficial de Contas e o Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico.
A ISO 50001 diz respeito à implementação do Sistema de Gestão de Energia, que visa a melhora contínua do desempenho e consumo energético no órgão.