Após estrear com derrota no Campeonato Gaúcho, o Grêmio foi mandante no jogo desta quarta-feira, 24, pela segunda rodada e com uma atuação segura goleou o São José por 4 a 1. Os gols do jogo foram marcados por João Pedro Galvão e Soteldo, que marcaram pela primeira vez pelo Tricolor, além de Cristaldo e Reinaldo. O goleiro Fábio Rampi descontou de pênalti.
Com a vitória, o Grêmio fechou a segunda rodada do Campeonato Gaúcho na sexta posição, com 3 pontos conquistados. Apenas o líder Juventude venceu as duas partidas que disputou. Já o São José é apenas o décimo, com um ponto.
Soteldo mostra seu potencial
O duelo já foi intenso desde os primeiros minutos. Aos 2, o Grêmio levou perigo pela primeira vez, quando Soteldo recebeu pela esquerda, abriu espaço para o meio e bateu forte para defesa de Fabio Rampi. Só que o São José não ficou só na defesa e também assustou. Primeiro, em cabeçada de Alessandro Vinicius, para ótima defesa de Marchesin. Em seguida, com o goleiro saindo bem para afastar o que parecia gol certo de Kayan.
Mas o Grêmio conseguiu rapidamente afastar qualquer possibilidade de zebra. Aos 12, em uma noite inspirada, Soteldo recebeu pela esquerda, foi para cima da marcação e mandou um cruzamento perfeito para João Pedro Galvão, que cabeceou no contrapé do goleiro e marcou seu primeiro gol pelo Tricolor. Do outro lado, o São José seguiu com coragem para atacar e Marchesin fez nova defesa em pancada de Nonato de fora da área.
O Grêmio que seguiu com mais força no ataque. Aos 24, quase ampliou o placar com João Pedro Galvão, que recebeu de Galdino, chutou forte e parou em boa defesa de Fábio Rampi. Nos minutos seguintes, o Tricolor já conseguiu ter maior controle, segurar a bola e evitar as subidas do São José. Aos 32, Soteldo mais uma vez ganhou da marcação, bateu de longe e também fez o goleiro trabalhar.
Bastante participativo no ataque, Soteldo seguiu tentando marcar o seu gol e conseguiu aos 34, quando pegou uma sobra dentro da área, dominou mantendo a bola perto do corpo e bateu no cantinho. A reta final do primeiro tempo foi com o baixinho infernizando a zaga e o Grêmio no controle. Só não foi para o intervalo com o terceiro gol por causa de Fábio Rampi, que impediu o gol em finalização forte de Cristaldo.
Goleada e gol de goleiro
Com a desvantagem no placar, o São José retornou do intervalo com quatro substituições em busca de uma reação. Os visitantes até ficaram com a bola por algum tempo e tentaram agredir, mas pouco fizeram. Aos 7, uma cabeçada de Kayan até acertou o alvo, mas sem dificuldade para Marchesin defender. Enquanto isso, o Grêmio apostou na velocidade com os espaços cedidos.
A pá de cal para definir a vitória do Grêmio não demorou. Aos 10, em mais uma jogada pela esquerda, Soteldo cruzou, a zaga afastou mal e a bola ficou com Cristaldo, que dominou e contou com o desvio na finalização para marcar. Em seguida, o técnico Renato Gaúcho decidiu poupar algumas peças mais importantes e rodou o elenco. Já o São José não conseguiu ser perigoso.
Soteldo foi um dos atacantes que seguiu em campo e aos 22, voltou a levar perigo, quando recebeu de Cristaldo, bateu cruzado, mas mandou no lado de fora da rede. O duelo já não teve o mesmo ritmo, com muitos chutes de longe e pouca criatividade. O Grêmio esteve no controle e André Henrique chegou a tentar fazer um golaço de bicicleta, mas não teve sucesso na conclusão.
Deu tempo de transformar a vitória em goleada. Aos 37, em boa trama de pé em pé, André Henrique abriu na esquerda para Reinaldo, que chegou como elemento surpresa na área, bateu cruzado e marcou o quarto. Pouco depois, o São José ganhou um pênalti após Marchesin derrubar Renê dentro da área. Aos 41, o goleiro Fábio Rampi foi para a cobrança, deslocou e diminuiu. Mas não serviu para nada e a goleada foi confirmada com o apito final.O Gol