Militares utilizam satélites de alta tecnologia para monitorar focos de calor e orientar equipes em campo
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT) combate incêndios florestais em diversas regiões do estado, com destaque para a Chapada dos Guimarães e Cuiabá. As equipes, contando com o apoio de tecnologia de ponta e trabalho conjunto com outras instituições, já extinguiram cinco incêndios e monitoram outros cinco focos de calor.
Combate em diversas frentes
Em Chapada dos Guimarães, o incêndio no Lixão foi extinto na noite de sábado (06.07), enquanto um novo foco foi combatido na região do distrito de Água Fria. Já em Cuiabá, as chamas foram controladas no Coxipó do Ouro na tarde de domingo (07.07), e o Morro São Jerônimo segue sob monitoramento constante.
No Pantanal, equipes combatem um incêndio entre a área federal do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê. Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e militares da Força Nacional também atuam no local. Em Poconé, o rescaldo continua na região do Cambarazinho, e em Cáceres, em Porto Conceição, as equipes combatem o fogo às margens do Rio Paraguai, utilizando técnicas como combate direto, construção de aceiros e contrafogo.
Tecnologia a serviço do combate
O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do CBM-MT utiliza tecnologia de monitoramento via satélite para identificar focos de calor e direcionar as equipes em campo com mais precisão. Essa tecnologia, aliada ao trabalho conjunto com outras instituições, como ICMBio, Ibama, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e DNIT, otimiza o combate aos incêndios e aumenta a eficiência das operações.
Números do combate
No total, 53 bombeiros, seis servidores do Ciopaer e Ciosp, oito da Sinfra e dois da Defesa Civil do Estado trabalham no combate aos incêndios no Pantanal mato-grossense. Eles contam com o apoio de um avião, um helicóptero, oito caminhonetes, cinco pás-carregadeiras, quatro caminhões auto tanque, duas escavadeiras, duas motoniveladoras, duas patrolas, dois quadriciclos, um caminhão pipa, uma pá carregadeira e um trator.
Em Cuiabá e Chapada dos Guimarães, são 12 bombeiros em ação.
Prevenção é fundamental
A estiagem severa e a baixa umidade do ar no estado contribuem para a propagação das chamas. O CBM-MT pede que a população colabore e evite atividades que possam gerar incêndios, como queimadas. Em caso de observar qualquer indício de fogo, as denúncias devem ser feitas pelos números 193 ou 190.