Forças de segurança impedem invasão de terra em Lambari D’Oeste
Uma operação integrada das Polícias Militar e Civil, realizada na manhã de quinta-feira (04/07), em Lambari D’Oeste, barrou a invasão de uma área de propriedade privada. A ação resultou na condução de 55 pessoas à delegacia e na apreensão de diversas armas, munições e outros objetos.
Armas e objetos apreendidos
Entre os itens apreendidos com os invasores, estavam uma pistola calibre 20 com 20 munições, dez armas brancas de diversos tamanhos e modelos (facas, facões, canivetes, entre outras), 15 carros, 7 motocicletas e uma estrutura com objetos de uso pessoal e suporte coletivo (panelas gigantes, garrafas térmicas, colchões, etc.).
Operação em resposta ao alerta da Central de Monitoramento
A ação foi desencadeada a partir de um alerta emitido pela Central de Monitoramento e Acompanhamento de Possíveis Invasões de Terra, criada como parte do Programa Tolerância Zero às Ocupações Ilegais, instituído pelo Governo do Estado. A central funciona na Sesp-MT, sob a gerência das Secretarias Adjuntas de Inteligência (SAI) e Integração Operacional (Saiop).
Mobilização de policiais
Cerca de 60 policiais civis e militares atuaram na operação, sob o comando do cel PM Óttoni Castro Soares, comandante do 6º Comando Regional de Cáceres, e do delegado Regional de Cáceres, Higo Rafael de Oliveira.
Detenções e procedimentos legais
Os detidos e os materiais apreendidos foram levados à Delegacia de Polícia de Rio Branco, unidade da Regional de Cáceres, onde todos os procedimentos criminais estão sendo realizados.
Sucesso do Tolerância Zero
Desde a implementação do protocolo Tolerância Zero às Ocupações Ilegais de Terra em Mato Grosso, as forças policiais do estado já impediram 38 invasões.