Agentes de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres visitaram a Escola Estadual Ana Maria das Graças de Souza Noronha na última terça-feira (04/06) para apresentar aos alunos os equipamentos de proteção individual (EPIs) utilizados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
EPIs garantem a segurança dos agentes
Os EPIs, como máscara facial, luva nitrílica, óculos de proteção, bomba costal, calças e camisas de brim, calçados de segurança, são essenciais para garantir a segurança dos agentes durante a aplicação de inseticidas. A ação educativa também abordou a atuação dos agentes, que orientam a população sobre as doenças zoonóticas e realizam visitas domiciliares para verificar a presença de criadouros do mosquito.
Agentes de Endemias: mediadores da saúde básica
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Cynara Piran, destacou o papel dos agentes como mediadores na área da saúde básica, sendo muitas vezes o principal acesso da população aos programas de saúde, qualidade de vida e prevenção de doenças. “Os agentes inspecionam os imóveis para detectar criadouros e informam os moradores sobre como eliminá-los”, explicou Cynara.
Mobilização da comunidade é fundamental
A secretária municipal de Saúde, Silvana Maria, ressaltou a importância da mobilização da comunidade para eliminar os criadouros do mosquito. “A participação da população é fundamental para prevenir a dengue, zika e chikungunya”, afirmou Silvana. “Os agentes de endemias estão à disposição para orientar e auxiliar a comunidade nesse combate”, completou.
Ação educativa contribui para a prevenção
A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em promover a ação educativa na escola é fundamental para conscientizar as crianças sobre a importância do combate ao Aedes aegypti e para o desenvolvimento de hábitos saudáveis desde cedo. A participação dos alunos na ação contribui para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis pela saúde pública.